Wednesday 7 September 2011

Militância e Ativismo 0/6

FONTE: anarquismo.net
http://www.anarkismo.net/article/19915
Friday June 24, 2011 05:19 by Luta Libertária


PARTE 0/6
Militância e Ativismo
Felipe Corrêa


Porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa

Com a publicação deste artigo, que foi escrito e difundido no meio libertário paulistano em meados de 2004, pretendo contribuir com os debates que vêm sendo forjados em torno dos modelos de mobilização e dos diferentes “estilos militantes”. À época, quando o artigo foi publicado, eu ainda tinha vínculos – já críticos, no entanto – com o que restava do Movimento de Resistência Global – chamado mais vulgarmente de “Movimento Antiglobalização”. Por esse motivo, num primeiro momento, considerei que os companheiros haviam exagerado, que a coisa não era tão assim, etc. No entanto, com o passar do tempo, creio que a crítica era de fato acertada, e se não a endossei antes – o que o faria completamente no ano seguinte – era mais por sentimentos de afinidade com aquilo que se criticava, do que por uma análise racional das condições que estavam dadas. Enfim, creio que o extinto Coletivo Anarquista Luta Libertária, neste artigo, contribui sobremaneira com esse debate que se coloca entre o modelo de mobilização desejada, e a diferença entre o que chamam de “militância e ativismo”, que não deixa de marcar significativamente as distinções entre aspectos considerados mais clássicos dos movimentos populares e os aspectos que vêm prevalecendo nos chamados “novos movimentos sociais”. Espero que o retomar desse artigo contribua com o debate e com o desenvolvimento daqueles que, em São Paulo – e por que não do Brasil – continuam, de certa maneira, permeados pelo antigo “Espírito da Ação Global dos Povos”, do início dos anos 2000.

Felipe Corrêa, junho de 2011 

* Artigo publicado em duas partes no boletim Combate Anarquista, números 37 e 38, julho/agosto de 2004.

CORREA, FELIPE. Militância e anarquismo. Boletim Combate Anarquista, n. 37 e 38, julho/agosto. 2004. Disponível em http://www.anarkismo.net/article/19915 [download] – 07/09/2011.



BANKSY

2 comments:

Denize said...

Obrigada, Mi, pela dica excelente, Mi! Um texto bem didático sobre os temas, com exemplos. Beijos,

mimi sato said...

previa sua visita, querida dê...
e agradeço a doce presença não só no blog, mas na minha vida.

beijoca
*

‘Yearning for a more beautiful world’: Pre-Raphaelite and Symbolist works from the collection of Isabel Goldsmith

https://www.christies.com/features/pre-raphaelite-works-owned-by-isabel-goldsmith-12365-3.aspx?sc_lang=en&cid=EM_EMLcontent04144C16Secti...