Nas telas, conflitos da desigualdade; viagens incomuns; choques culturais; educação em xeque; imigração e xenofobia; tensões entre amor e amizade
O Som ao Redor
Bia é uma dona de casa depressiva cujo sono é interrompido diariamente pelo barulhento cachorro do vizinho. João é um corretor de imóveis que trabalha para o avô, dono de quase todos os apartamentos da região. Clodoaldo é o chefe de um grupo de segurança privada que oferece seus serviços para os moradores da rua. A partir desses três personagens a história se desenvolve, sem pressa e com uma impressionante riqueza de detalhes. Com um olhar clínico, o diretor disseca a rotina e expõe os medos, angústias e preconceitos desse verdadeiro microcosmo da sociedade.
Amor
Por mais que assistir a Amor seja doloroso, trata-se de uma experiência das mais comoventes e sinceras oferecidas pelo cinema dos dias atuais.
Django Livre
Tarantino é um dos poucos diretores que conseguem fazer da violência puro entretenimento, algo que fica ainda mais evidente aqui. Não é todo dia que uma história de vingança com sangue jorrando de maneira abundante nos faça rir em boa parte do tempo.
O Mestre
Paul Thomas Anderson nunca trabalha com temas fáceis e O Mestre não é uma exceção. Mesmo com uma temática difícil e pouco convencional, o filme chega a ser hipnótico, algo que se deve à técnica invejável do diretor e também às poderosas atuações do elenco, principalmente Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman.
Os Miseráveis
É um espetáculo vibrante de sons, músicas e cores. Há um certo exagero no melodrama em alguns momentos, mas isso acaba colaborando positivamente para o resultado final deste épico musical, grandioso em todos os sentidos.
A Hora Mais Escura
A Hora Mais Escura mostra os dez anos da difícil busca pelo terrorista Osama Bin Laden. O fato de sabermos como tudo acaba está longe de atrapalhar essa intensa experiência. Ponto para Kathryin Bigelow e para Jessica Chastain.
Indomável Sonhadora
Chega quase a ser um milagre cinematográfico o fato de três ilustres desconhecidos serem os responsáveis por essa bela historia. Acho que isso se chama talento.
Na Neblina
Dono de um ritmo lento e contemplativo, o filme nos transporta para a Rússia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial. Investindo em longas cenas sem cortes e em uma fotografia primorosa, o diretor Sergei Loznitsa escancara a dolorosa realidade daquele povo. Na trama, acompanhamos um partisan desejoso de vingar a morte de seus companheiros. Ele acredita piamente que Sushenya foi o traidor. Com flashbacks reveladores, vamos compreendendo exatamente o que aconteceu.
A Parte dos Anjos
Dirigido por Ken Loach, A Parte dos Anjos é uma comédia eficiente que investe em um humor negro de qualidade, além de apresentar situações emocionantes e muitowhisky.
A Caça
Este filme dinamarquês mostra como uma mentira perpetrada por uma criança pode tomar proporções catastróficas. Um dos melhores do ano.
Dentro da Casa
O diretor François Ozon nos oferece uma experiência que foge do lugar-comum, perfeita para aqueles que gostam de literatura e de suas possibilidades.
O Último Elvis
Mesmo com uma atmosfera triste, O Último Elvis reserva alguns momentos divertidos e muitos números musicas de extrema beleza, nos quais o ator estreanteJohn McInerny (cover de Elvis na vida real) nos encanta com sua voz, com direito a versões arrebatadoras de Always On My Mind, Unchained Melody e I’m So Lonesome I Could Cry. Mais um grande acerto do cinema argentino.
O Sonho de Wadjda
Filme divertido, sensível e que parece trazer indícios de que a vida um dia pode melhorar para as mulheres do islã.
O Que Traz Boas Novas
Após o suicídio de uma professora de uma escola do Canadá, Bachir Lazhar é contratado e vai ter que lidar com crianças traumatizados e também com regras rígidas que impedem qualquer tipo de aproximação entre professor e aluno.
Além da Escuridão – Star Trek
Temos aqui ação do mais alto nível, com efeitos especiais usados a favor da narrativa e elevando a dose de adrenalina nas horas certas. Capaz de agradar tanto aos fãs como os que não se interessam tanto pela franquia.
Antes da Meia-Noite
Terceiro filme da dupla Ethan Hawke e Julie Delpy que formam novamente o casal Jesse e Céline, adorado por quase todos os cinéfilos. Aqui os diálogos estão ainda mais realistas. Simplesmente, não há como não se envolver.
Ferrugem e Osso
Ferrugem e Osso possui várias cenas poderosas de genuína beleza, principalmente quando o roteiro foca em Stéphanie e nas repercussões do seu trágico acidente.
O Lugar Onde Tudo Termina
Uma história forte contada de maneira criativa e ambiciosa. Graças ao roteiro bem escrito, ficamos conhecendo muito bem os personagens principais e sentimos fazer parte de seus dramas.
Tabu
Tabu é o inebriante resultado da mistura entre o cinema e a poesia em uma das mais belas línguas do mundo, o português
Frances Ha
Frances Ha transborda sensibilidade e energia. Uma pequena obra-prima cujo sucesso se deve muito a atriz Greta Gerwig.
Las Acacias
Um caminhoneiro transporta uma mulher desconhecida pelas estradas da América do Sul. Com um ritmo cadenciado e vários momentos de silêncio, o filme nos absorve e nos coloca no lugar destes dois personagens extremamente autênticos.Las Acacias é realista e tocante.
Gravidade
Um espetáculo visual único. Junto com Avatar é a melhor experiência que o cinema 3D já nos ofereceu. Alfonso Cuarón confirma o seu raro talento.
Terra Firme
O que parecia ser um filme leve com belos cenários naturais sicilianos, transforma-se em um relato contundente sobre imigrantes ilegais que se arriscam diariamente.
Os Suspeitos
Uma história de crime e investigação contada de maneira inteligente e intensa. Lembra um pouco Zodíaco, mas tem vida própria.
O Verão da Minha Vida
Aquela velha história do garoto introspectivo que tem uma chance de trazer um pouco de luz para a própria vida. Além da amizade bacana que ele faz com um gerente de um parque aquático, o relacionamento dele com a mãe comove bastante, principalmente no ato final.
Capitão Phillips
O diretor Paul Greengrass constrói uma atmosfera de tensão quase insuportável para nos contar a história real de um navio capturado por piratas somalianos. E ainda temos a impecável atuação de Tom Hanks, digna de prêmios.
Amor Bandido
Jeff Nichols nos deixa totalmente imersos neste mundo belo e potencialmente perigoso do sul dos Estados Unidos. Com uma direção segura e calma, ele nos apresenta a vários personagens interessantes que ganham vida graças a qualidade dos atores, com destaque para Matthew McConaughey.
Blue Caprice
Aproxime um garoto mentalmente influenciável e dono de uma mira perfeita com um homem com transtorno de personalidade, psicótico, vingativo e a facilidade de se conseguir armas. O resultado está em Blue Caprice. A violência é algo perturbador por si só, mas o que vemos aqui nos faz perder a esperança na humanidade.
Somos o que Somos
Graças a um elenco comprometido e a um diretor talentoso, Somos o que Somos torna-se uma interessante e corajosa obra do gênero horror, com boas doses de mistério e de uma violência brutal.
Blue Jasmine
Mais um grande trabalho de Woody Allen. Na trama, acompanhamos a derrocada de uma socialite após a perda do seu marido. Atuação magistral de Cate Blanchett.
* Infelizmente, não pude assistir a Azul É a Cor Mais Quente e Rush, que talvez entrassem para a lista. Na sua opinião, quais filmes estão faltando aqui?