Thursday 29 December 2011

René Magritte, biografia resumida

http://magritterene.blogspot.com/


René Magritte, biografia resumida

René François Ghislain Magritte nascido em 21 de novembro de 1898 na cidade de Lessines, no Hainaut belga. Filho de Léopold Magritte e Adeline, teve sua infância marcada por muitas mudanças de cidade. Moraram em Lessines, Gilly, Châtelet e Charleroi.

Seu pai Léopold e sua mãe Adeline, não tiveram problemas em proporcionar uma boa educação a René, Paul e Raymond, já que eles não tinham muitas preocupações financeiras, pois ele trabalhava como alfaiate e ela como modista de chapéu. Está situação continuou a mesma mesmo após a morte de Adeline, onde René e seus irmãos foram criados por governantas e empregados. Assis como René, Paul era interessado pela arte. Compôs músicas e arranjos para obras alheias. Ambos partilhavam uma grande paixão pelo cinema, principalmente pela série Fantômas, que influenciou as idéias de Magritte. Por outro lado, seu irmão Raymond, contrariando o gosto pela arte se seus dois irmãos era um homem de negócios. E mesmo apesar de nunca ter se dado bem com Magritte, René administrou seus bens durante a vida.

O suicídio de sua mãe aos 41 anos em 1912, afogada no rio Sambra é um grande mistério, por não se saber os motivos de seu suicídio. Magritte, no entanto teve uma reação um tanto estranha ao acontecido, se sentindo orgulhoso por ser filho de uma suicida e ter angariado a simpatia de seus vizinhos e colegas de escola. Inúmeras histórias dizem que Magritte viu o corpo de sua mãe com o rosto coberto com sua camisola, porém nenhuma delas se mostrou verdadeira. Foi criado então por um pai solitário, criadas e governantas.

Este acontecimento pode ter influenciado muito a vida artística de Magritte. Não se sabe que tipo de impacto essas emoções demonstradas por ele podem ter acarretado. Em uma carta datada de 1956 Magritte dizia: “Tenho inúmeras recordações atrozes, mas não compreenderei nunca o arrependimento, só sinto remorsos.” (carta a Maurice Rapin datada de 8/11/1956, publicada em A Arte Pura)...


Breve Introdução

O projeto interdisciplinar tem como base de estudo o discurso entre design e arte e suas ligações. A pesquisa analisa os movimentos artísticos, no caso, o surrealismo que influenciou vários artistas no final do século XIX, com o começo da Revolução Industrial. Dentre os artistas desse movimento, a escolha foi estudar as obras de René Magritte que é um dos grandes surrealistas da época. Em muito de seus quadros, os objetos obtém um grande destaque, sendo retratados de uma forma reflexiva e intencional, dando um novo olhar ao seu significado. Com isso, a análise mostra essa relação entre a idéia do artista, e o objeto do cotidiano relatado em suas obras, finalizando assim a transformação do objeto funcional com significados próprios de René Magritte.

No comments:

‘Yearning for a more beautiful world’: Pre-Raphaelite and Symbolist works from the collection of Isabel Goldsmith

https://www.christies.com/features/pre-raphaelite-works-owned-by-isabel-goldsmith-12365-3.aspx?sc_lang=en&cid=EM_EMLcontent04144C16Secti...