Ilustrador iraniano conta a vida de Van Gogh em lindos quadrinhos coloridos
Vitor Paiva
© arte: Alireza Karimi Moghaddam
18junho 2020Poucos artistas são tão enigmáticos em uma biografia tão dolorida, complexa e profunda quanto o pintor holandês Vincent Van Gogh. A história é sabida: um dos maiores e mais influentes pintores em todos os tempos atravessou seus 37 anos de vida sem praticamente nenhum reconhecimento por seu trabalho, enfrentando a pobreza e a própria fragilidade psíquica até despedir-se em suicídio. Pois para demonstrar sua admiração por Van Gogh o ilustrador iraniano Alireza Karimi Moghaddam decidiu transforma-la em uma série em quadrinhos.
Utilizando as cores marcantes e detalhes das próprias obras de Van Gogh como pano de fundo, Karimi muitas vezes coloca o próprio personagem principal em meio aos cenários naturais que inspiraram seus trabalhos – como pedalando entre girassóis ou observando a noite estrelada.
As tiras oferecem certa leveza à narrativa, mas sem abrir mão do sentido sombrio da vida de Van Gogh – a luta do artista com sua saúde mental está também presente nos quadrinhos. Trata-se do trabalho de um grande artista para homenagear um dos maiores e mais brilhantes pintores da história.
© arte: Alireza Karimi Moghaddam
No comments:
Post a Comment