fonte - http://ccllisieux.blogspot.com/p/cine-paje.html
INAUGURAÇÃO DO CINE PAJÉ
CINE PAJÉ
Veja o nosso AGENDAMENTO no site da PROGRAMADORA BRASIL para a sessão do dia 27/08/2011. (click abaixo)
INAUGURAÇÃO DO CINE PAJÉ
CINEMA é considerada a 7ª arte. As outras seis primeiras seriam: Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro. A ideia de um cineclube em Lisieux é antiga. O GRECELI tentou desenvolver um projeto de cinema nos anos de 1990. E também consta entre as Metas do nosso Ponto de Cultura um projeto de cineclube, chamado de projeto “Bons Filmes”. Mas a conquista definitiva do CINECLUBE veio no Edital Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Dois membros do GRECELI (Paulo Régis e Luan) participaram da capacitação para a implantação do Projeto Cine Mais Cultura, em agosto de 2009, em Fortaleza. Depois chegaram dos equipamentos em janeiro de 2010 e iniciamos as exibições dos filmes a partir de março de 2010.
A primeira coisa que deveríamos decidir seria qual o nome de nosso Cine. Resolvemos fazer uma votação, uma pesquisa na comunidade. Listamos em uma folha algumas sugestões de nomes, com espaço em branco para outras sugestões e, circulamos essa folha na comunidade. Votaram 76 pessoas, 27 escolheram CINE PAJÉ, sendo o nome mais votado. Pajé é o nome da nossa serra, cartão postal de Lisieux, que tem um formato característico e “bonito” quando visto de Lisieux. Fica do lado do nascente e, quando acordamos é a primeira visão que temos; quando chegamos ou saímos de Lisieux avistamos logo essa serra; se vai chover dissemos que “a chuva desfiou na serra”. É de lá onde nasce o Riacho Instans, que passa ao lado de Lisieux, povoação surgida com a construção da capela de Santa Teresinha em 1960, riacho este conhecido por sua “água boa” para beber, que vem do olho d’água que nasce na serra, chamado “Olho D’água do Aleixo”, que trás em si uma lenda indígena, mas ainda não muito conhecida.
Marcamos a inauguração do Cine Pajé para o dia 27/03/2010, com o filme “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, com Marcela Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro e grande elenco. Fizemos uma divulgação na Rádio, organizamos o local (salão do Greceli), colocamos 65 cadeiras e, marcamos para iniciar às 19:00 horas. Logo se fez uma fila na entrada, quando o portão se abriu todos entraram. Colocamos um pano preto na entrada para que a tela não fosse vista de fora. Tinha pipoca e refrigerante para venda. Foi lotação total, ficando pessoas em pé e sentadas no chão. Foi feita uma apresentação do projeto, as idéias básicas, a importância da discussão antes e depois do filme, o respeito aos créditos do filme, a proposta de exibição de filmes nacionais e de qualidade, etc. Depois iniciou a exibição e no final fizemos a discussão do filme e colocamos que se iniciava ali o CINE PAJÉ, com filmes gratuitos todos os sábados a partir das 19:00 horas.
|
CINEMATECA DO CINE PAJÉ
FILMES DA PROGRAMADORA BRASIL
I ETAPA
1. CAFUNDÓ
2. O CAVALINHO AZUL 22.1PORTILHOLAS
3. A HORA DA ESTRELA
4. MILAGRE EM JUAZEIRO 4.1 PADRE CICERO
5. DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
6. CURTAS INFANTIS 1
7. CURTAS INFANTIS 2
8. CURTA CRIANÇA
9. FUTEBOL, PAIXÃO NACIONAL
10. COMÉDIAS CONTEPORÃNEAS
11. O CORITIANO
12. CORISCO E DADÁ 12.1 A MUSA DO CANGAÇO
II ETAPA
13. CURTA CRIANÇA 2 114’
14. POR 30 DINHEIROS 110’
15..DE PASSAGEM 87’ 15.1 PASSAGEIROS 9’
16. OS XERETAS 86’ 16.1 A LASANHA ASSASSINA8’
17. MUSICA DE INVENSÃO 94’
18. CINEMA ASPIRINA E URUBUS 101’ 18.1 O CRIME DA IMAGEM 13’
19. ANIMAÇÕES INFANTO-JUVENIS 56’
20. CURTA CADA PAGINA 80’
21. A CIDADE E SEUS PERSONAGENS 99’
22. REDEMOCRATIZAÇÃO: AS GREVES DE 1979 90’
23. MADAME SATÃ 100’
24. CORONEL DELMIRO GOUVEIA 90’ 24.1 DELMIRO GOUVEIA: O HOMEM E A TERRA 9’
LEGENDA/CLASSIFICAÇÃO
|
VERDE = LIVRE
|
AZUL=10 ANOS
|
AMARELO=12 ANOS
|
LARANJA=14 ANOS
|
VERMELHO=16 ANOS
|
CINEMATECA DO CINE PAJÉ
1. Titulo: Cafundó
Direção: Clovis Bueno e Paulo Betti
ELENCO: Lazaro Ramos, Leona Cavali, Leandro Firmino, Valéria Monã, Luis Melo e outros.
Sinopse: Inspirado em um personagem real das senzalas do século XIX, João de Camargo é tropeiro e ex-escravo. Ele se abandona nos braços da inspiração, alucina, é capaz de ver Deus. Ele se crê capaz de curar e acaba curando. Sua morte nos anos 1940 transforma-o numa das lendas que ajudaram a forjar a alma brasileira.
Classificação Indicativa: 14 anos
2. Título: Cavalinho Azul
Direção: Eduardo Escorel
Elenco: Pedro de Brito, Ana Cecília Guimarães, Alby Ramos, Carlos Wilson, Ariel Coelho, Breno Moroni, Renato Consorte, Joana Fomm, Nelson Dantas, Carlos Kroeber, Bia Nunes, Maria Clara Machado e Erasmo Carlos.
SINOPSE: Era uma vez um menino, chamado Vicente, que tinha um cavalo, para seus pais, um velho pangaré marrom, bem feio e magro. Para Vicente, um lindo cavalo azul. Passando dificuldades, os pais vendem o pangaré para comprar mantimentos. Recuperar ser cavalinho azul é a missão e a aventura de Vicente.
Classificação Indicativa: Livre
3. Titulo: A Hora da Estrela
Direção: Suzana Amaral
Elenco: Marcela Cortaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro e grande elenco.
Sinopse: Conta a história de Macabéa, uma jovem órfã, só no mundo, aos 19 anos.
Analfabeta, ingênua e virgem, sai do Nordeste e vai tentar a vida em São Paulo.
Classificação Indicativa: 14 anos
4. Titulo: Milagre em Juazeiro e Padre Cícero
Direção: Wolney Oliveira
Elenco: José Dumont, Marta Aurélia, Roberto Bonfim, Antonio Leite e outros.
Sinopse: Um misto de documentário e ficção reconstitui a história que deu origem ao mito do Padre Cícero: um curioso fenômeno, envolvendo Maria de Araujo, costureira, humilde, negra e analfabeta, descartada da história oficial, transformava a hóstia em sangue toda vez que recebia das mãos de Padre Cícero.
Classificação Indicativa: Livre
5. Titulo: Deus e o diabo na terra do sol
Direção: Glauber Rocha
Elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Mauricio do Valle, Othon Bastos, e grande elenco.
Sinopse: um dos marcos do Cinema novo, o segundo longa metragem do cineasta Glauber Rocha se apodera da linguagem do cordel para mergulhar no Nordeste do cangaço, do fanatismo religioso, da miséria e do poder cruel dos coronéis.
Classificação Indicativa: 14 anos
6. Titulo: Curtas infantis 1
Sinopse: O Programa Curtas infantis 1 reúne sete animações para a criançada. Feitas em diversas técnicas e condições, formam interessante panorama da produção do gênero. Os trabalhos que abrem e encerram o programa, justamente os mais recentes, são frutos do edital infanto-juvenil do Ministério da Cultura, o Curta Criança.
Classificação Indicativa: Livre
7. Titulo: Curtas Infantis
Sinopse: Quatro ficções protagonizadas por crianças e adolescentes. Maré capoeira e Caçadores de Saci foram produzidos a parti do edital infanto-juvenil do ministério da cultura. Dona Cristina Perdeu a Memória discute o esquecimento de uma idosa através de sua relação com um menino de oito anos, enquanto Paisagem de Meninos mostra os dilemas de um grupo de garotos que querem assistir a um seriado no cinema.
Classificação Indicativa: Livre
8. Titulo: Curta Criança
Sinopse: uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica, este reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores. Personagens fascinantes como Jesus cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas originais de Dona Carmela, sobre o respeito aos mais velhos, e uma jangada chamada Bruna.
Classificação Indicativa: Livre
9. Titulo: Futebol, paixão nacional
Sinopse: Este programa apresenta os seguintes curtas-metragens: Loucos de futebol, o mundo segundo Silvio Luiz, Gaviões, Rádio Gogó, Mauro Shampoo – jogador, cabeleireiro e homem, e Barbosa. Os seis filmes não só focam o futebol como demonstram a enorme contribuição oferecida pelo esporte nacional para a historia social, política e econômica do país. Alguns são documentários, outros ficcionais.
Classificação Indicativa: 12 anos
10. Titulo: Comédias contemporâneas
Sinopse: Uma coletânea que atravessa o Brasil do extremo Norte (Açaí com jabá) ao Sul (O oitavo selo) vendo uma serie de narrativas que só extraem sua graça da possibilidade de narrar um conto cômico a partir das imagens e sons. Da realidade urbana de BMW vermelho ao “causo de bar de No principio era o verbo, de uma história do passado (Dov’e Meneghetti?) ao aparato tecnológico moderno (PR Kadeia), nós podemos rir de quase tudo através do cinema destes filmes.
Classificação Indicativa: 12 anos
11. Titulo: Corisco e Dadá e A Musa do Cangaço
Elenco: Chico Diaz, Dira Paes, Antonio Leite, Regina Dourado, Chico Alves, Denise Milfont e outros.
Sinopse: O capitão Corisco, cognominado de Diabo Loiro, é reputado por sua crueldade, valentia e beleza. Corisco rapta Dadá quando ela tinha 12 anos, condenando-a à difícil vida do cangaço. A partir daí, a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é condenado de Deus, cujo destino é lavar os pecados do mundo com sangue. Dada, que a principio o odiava, vê o companheirismo, entre as lutas e dificuldades, transformar-se em amor.
Classificação Indicativa: 14 anos
12. Titulo: O Corintiano
Direção: Milton Amaral
Elenco: Amacio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lucia Lambertini e outros. Narração esportiva: Pedro Luiz
Sinopse: Mais do que um filme sobre futebol, O corintiano é um filme sobre paixões arrebatadoras. O ator Mazzaropi encarna o personagem Manuel, um barbeiro corintiano fanático, turrão e anti-palmeirense, capaz de loucuras impensáveis, que incluem brigas, insultos e promessas a São Jorge ou a qualquer santo que lhe dê crédito.
Classificação Indicativa: 10 anos
13. Titulo: Animações infanto-juvenis
Sinopse: são produções cariocas, paulistas, mineiras, cearenses e gauchas tratando dos mais variados temas, apresentando um boneco com cabeça de lâmpada, um menino que pode voar, uma velhinha em uma turbinada cadeira de rodas, um casal circense, entre outros inesperados personagens que cruzam comedia, drama e ação.
Classificação Indicativa: Livre
14. Titulo: Curta criança 2
Sinopse: Os filmes deste programa confirmam a qualidade e a diversidade do cinema destinado as crianças atualmente. Os filmes deste programa são: O homem que bota ovo; cada um com seu cada qual; na pista do apito; o sapo; meus amigos chineses; tratado de liligrafia; as coisas que moram nas coisas; Malasarte vai à feira. São historias que desvendam aspectos da vida da criança brasileira.
Classificação Indicativa: Livre
15. Titulo: Por 30 dinheiros -2005
Elenco: Cláudia Alencar, Osvaldo Mil, Ilya São Paulo, Emilio de Melo e Fernando Teixeira
SINOPSE: No interior do Nordeste, uma trupe mambembe encena A Paixão de Cristo. Depois de meses de espetáculos, Zé, que interpreta Cristo, e Lulu, no papel de São Pedro, fogem com o dinheiro acumulado da bilheteria.
Classificação Indicativa: 12 anos
16. Titulo: De Passagem e o Passageiro
Elenco: Silvio Guindane, Fabio Nepô, Lohan Brandão, Zé Adão, Marcos Carbonell e outros.
Sinopse: O filme entrelaça dois momentos bem distintos e marcantes na vida de três jovens da periferia paulistana. Jeferson e Washington são irmãos e amigos de Kennedy desde crianças. Quando crescem, Jeferson entra no colégio Militar no Rio de Janeiro e Washington e Kennedy entram para o trafico de drogas.
Classificação Indicativa: 12 anos
17. Titulo: A cidade e seus personagens
Sinopse: Neste programa de seis curtas-metragens assistimos a um desfile de personalidades que de alguma maneira, marcam nossa cultura urbana. Do famoso profeta Gentileza a um travesti do interior da Paraíba (Paola); Lurdinha, a vendedora de ilusões; Na corda bamba; Oficina Perdiz; Truques, xaropes e outros artigos de confiança.
Classificação Indicativa: 12 anos
18. Titulo: Redemocratização: as greves de 1979
Sinopse: os três filmes que compõem este programa foram realizados por diferentes diretores com uma só motivação: narrar um importante momento da história recente do país, por meio da linguagem do cinema documentário. ABC Brasil; greve e Greve de março compõem este programa sobre o Brasil.
Classificação Indicativa: Livre
19. Titulo: Os Xeretas e A Lasanha assassina
Elenco: Francisco Cuoco,Roberto Arduim, Eliana Fonseca e outros.
Sinopse: Duda, Tato e Nick são garotos entre 12 e 14 anos, os Xeretas, que descobrem uma rede de túneis abaixo da cidade, que acaba por levá-los muito além do que eles podiam imaginar.
A Lasanha assassina, uma lasanha foi esquecida no interior de um congelador com defeito. Os gases do aparelho causam uma mutação que lhe dão vida, transformando-a num monstro.
Classificação Indicativa: Livre
20. Titulo: Curta cada página
Sinopse: Nos seis curtas aqui reunidos, os personagens desenvolvem algum tipo de relação especial com os livros ou com seu coletivo, a biblioteca. Os gêneros são os mais variados, da comedia terrorífica à aventura romântica, no centro de tudo, a paixão pela literatura. Os curtas são: o homem livro; Clandestina felicidade; Dedicatórias; A vingança da bibliotecária; O livro; O livro de Walachai.
Classificação Indicativa: 14 anos
21. Titulo: Cinema, Aspirinas e Urubus e O Crime da Imagem
Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes e outros.
Sinopse: Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”.
O Crime da Imagem- elenco Tuca Andrada, Maria Paula Costa Rego e outros. Viagem simulada por um sertanejo desconfiado da fidelidade da esposa tem desfecho trágico.
Classificação Indicativa: 14 anos
22. Titulo: Música de invenção
Sinopse: não é novidade afirmar que a musica popular é a expressão máxima do vertiginoso mix de culturas que é o Brasil. Esta compilação de seis curtas-metragens mostra um pouco da inventividade de que a musica brasileira é capaz. TIM Maia, Walter Franco, Os Mutantes, Jards Macalé, Moreira da Silva, Arrigo Barnabé. Nestes documentários e ficções, temos imagens raras, reflexões e depoimentos contundentes.
Classificação Indicativa: 14 anos
23. Titulo: Coronel Delmiro Gouveia
Elenco: Rubens de Falco, Nildo Parente, Jofre Soares e outros.
Sinopse: Em fins do século XIX, Delmiro Gouveia, rico comerciante cearense e exportador no Recife, sofre perseguições políticas. Falido e perseguido pela policia do governador de Pernambuco, Delmiro foge e se refugia no sertão e recomeça sua atividade de exportador de couros.
Classificação Indicativa: 12 anos
24. Titulo: Madame Satã-2001
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flavio Bauraqui, Felipe Marques, Renata Sorrah
Sinopse: Inspirado na vida do mito criado por João Francisco dos Santos, personagem da Lapa carioca dos anos 30, conhecido por sua valentia e malandragem. O filme é um grande flashback que cobre três momentos distintos de sua historia, e recria o momento em que o protagonista estava prestes a se tornar uma figura mitológica.
Classificação Indicativa: 16 anos
No comments:
Post a Comment